O que está acontecendo no momento?
- Kênia Dias
- 11 de abr. de 2022
- 4 min de leitura
Atualizado: 13 de abr. de 2022

Amigos da Mastercred e leitores do coração, ultimamente não estamos postando muitas notícias, não porque não tem o que postar, mas por ter muitas mudanças ocorrendo ao mesmo tempo.
Como todos que acompanham nosso trabalho através de nosso canal do You Tube e nossa rede social do Instagram sabem, muita coisa está acontecendo no mercado de consignado e vamos resumir aqui para vocês.
Primeiramente vamos agradecer todo apoio necessário através de cobranças em redes sociais por correspondentes como a gente, beneficiários do INSS, junto com toda força política do Deputado Capitão Alberto Neto entre outros políticos que apoiaram a causa, instituições de grande nome ajudando na cobrança (ANEPS e ANEC), pessoas influentes como Yasmim Melo (Phyllon)... Ministro Onyx... entre várias outras pessoas de extrema importância que fez e faz a diferença...
Para não pecar em esquecer de citar alguém que ajudou nessa batalha, desde já somos gratos a todos!
Nosso obrigado á todos aqueles que nunca duvidaram e sempre lutaram para ajudar a nossa classe nesse momento de crise que passamos.
Em março foi assinado pelo Presidente Jair Bolsonaro um pacote econômico solicitado pelo Ministro Onyx e esse pacote citava muitas medidas importantes que fazem a diferença para milhões de beneficiários do INSS.:

A Margem do consignado foi alterada de 30% para 35% para empréstimo e se manteve 5% para cartão consignado, totalizando o máximo de desconto para consignado em geral de 40%.
(SIGNIFICANDO QUE O 5% LIBERADO LÁ ATRÁS ESTARIA DE VOLTA, FAZENDO COM QUE TODOS OS APOSENTADOS E PENSIONISTAS DO INSS QUE PEGARAM A MARGEM EXTRA DE 5% QUE ESTAVAM COM MAGEM NEGATIVA FICASSE POSITIVO NOVAMENTE.)
Ficando com a margem positiva todos os que estavam com margem negativa, possibilitou liberação de crédito sobre o aumento salarial desse ano de 2022, e possíveis refinanciamentos de seus contratos (sendo tratado caso por caso conforme as normas dos bancos).
E quem já tinha margem e não havia pego a margem de 5% quando foi liberada lá atrás, tem a oportunidade de pegar agora um valor maior pois sua margem foi ajustada.
No texto dizia (ao nosso entendimento) que quem não tinha o cartão consignado poderia utilizar a margem de cartão como empréstimo, o que seria realmente interessante pois a taxa do empréstimo é menor que a do cartão consignado.
Mas infelizmente não foi essa instrução normativa que chegou para o INSS, e então a margem de cartão continua sendo margem para cartão.

Os beneficiários do INSS que recebem o benefício LOAS, BPC (benefício 87 e 88) que antes não podiam fazer empréstimo consignado, tinham apenas acesso ao crédito pessoal com juros mais altos, agora podem fazer o consignado. Eles tem o mesmo direito ao crédito barato igualmente ao aposentado e pensionista do INSS.
Muitas dúvidas surgiram referente como seria atendido pelos bancos esses benefícios (88 e 87).
E o que rege é que está sendo atendido com a mesma norma que já é usada para aposentados e pensionistas do INSS.:
Não faz para representante legal, procurador ou para quem tem curatela e tutela, apenas para o titular do benefício.
Não faz para menor de idade, sendo idade mínima de 21 anos e máxima de 79 anos.
Todos os beneficiários que se encaixam nesse perfil foram liberados para fazerem o empréstimo consignado, porém todos benefícios (88 e 87) foram atualizados pelo INSS como bloqueados para empréstimo para diminuir a questão das fraudes, e cabe ao beneficiário que tem o interesse de adquirir seu empréstimo solicitar junto ao orgão (INSS) o desbloqueio para empréstimo, para que seja possível a averbação de sua proposta.
No texto citava os beneficiários do Auxilio Brasil para também terem acesso ao crédito consignado, porém ainda não foi manifestado por nenhum banco a liberação de crédito consignado para esse público até o momento.

No pacote econômico aprovado está também a antecipação do Décimo terceiro para aposentados e pensionistas do INSS.:
Primeira parcela na folha de abril e a segunda na folha de maio.
Então entende-se que a primeira parcela quem recebe no final do mês receberá no fim de abril e quem recebe no início do mês receberá no início de maio junto como pagamento.
E a segunda parcela quem recebe no final do mês receberá no fim de maio e quem recebe no início do mês receberá no início de junho junto com o pagamento.
Conselho da amiga Kênia:
Guardem um dinheirinho para o final do ano.
São milhões de aposentados e pensionistas do INSS e milhares que recebem o benefício do Loas e BPC, então peço a todos que fizeram seus contratos de consignado nesse momento tenham um pouco de paciência.
O sistema do INSS demorou muito para atualizar as margens, tem benefícios que ainda não foram atualizados até hoje, o que fazer? Podem ligar no 135 e solicitar uma agilidade no processo de atualização da margem, pode ser que isso ajude, porém o sistema é único para todos e está muito carregado.
Temos que ter paciência...
Muitos contratos já foram pagos e muitos estão aguardando a averbação do orgão, outros aguardando desbloqueio do benefício...
Tudo isso é atualização de sistema, não tem o que possa ser feito apenas aguardar!
Também estamos ansiosos para pagar os contratos de todos que fizeram com a gente, mas temos que ter calma e entender a situação.
Vejam quantas mudanças de uma só vez...

O INSS está no processo de rodagem de folha.
O que é rodagem de folha???
Rodagem de folha é o período que eles têm para atualizar e lançar os pagamentos de todos os beneficiários no mês seguinte.
E não se esqueçam que para o próximo pagamento tem que ser lançado o décimo terceiro também...
Tudo acontecendo de uma só vez...
É preciso ter paciência...
Venho lembrar que esse pacote econômico NÃO FOI VOTADO PELO CONGRESSO (CÂMARA DOS DEPUTADOS E SENADO), foi assinado pelo presidente para já começar a valer para injetar dinheiro para o povo poder utilizar desse crédito fazendo movimentar a economia do país, porém como pulou etapas passou como MEDIDA PROVISÓRIA tem validade de 120 dias, ainda NÃO É LEI, e é preciso cobrarmos para que seja votado no congresso e aprovado nas duas casas virando lei e se tornando definitivo!

Já existe na câmara dos deputados um PROJETO DE LEI do Capitão Alberto Neto que solicita o reajuste da margem, o texto da MP já assinada pelo presidente (esse projeto econômico que já está valendo por 120 dias) será colocado na PL para seja votado e aprovado deixando todos com margem positiva inclusive os servidores públicos que ainda estão com margem negativa, pois a MP que foi assinada não falava nada sobre eles, pois se tratou de um pacote econômico do Ministro Onyx Lorenzoni, responsável exclusivamente pelo INSS.
Contamos a ajuda de todos na cobrança para que isso aconteça!
Comentarios