Crédito pessoal e Crédito consignado, entenda a diferença.
- Kênia Dias
- 2 de jun. de 2021
- 2 min de leitura

O dinheiro pode não trazer felicidade, mas te ajuda a pagar as contas e a realizar um sonho, não podemos negar sua importância, você não concorda?
Quando os recursos financeiros são insuficientes, um reforço único pode ser necessário. Por exemplo, você pode fazer um empréstimo.
O mercado oferece uma variedade de linhas de crédito. Os dois empréstimos principais são empréstimos pessoais e empréstimos consignados.
Mas você sabe a diferença entre os dois?
Vamos te ajudar a entender!
Tanto o crédito pessoal quanto o crédito consignado são específicos para pessoas físicas.
Empréstimo pessoal

Os empréstimos pessoais são um dos tipos mais populares no mercado. A vantagem aqui é que ele não impõe muitas condições aos clientes para liberar fundos. De modo geral, o banco fará uma análise rápida da renda da pessoa que opta por esse tipo de empréstimo para verificar se a pessoa pode reembolsar o valor exigido.
Após a aprovação, o valor será transferido para a conta corrente do cliente e poderá ser utilizado para qualquer finalidade que ele desejar.
Seja para comprar bens e serviços ou seja para saldar dívidas.
Devido a requisitos mais baixos de garantias, os bancos tendem a aplicar taxas de juros mais altas em empréstimos pessoais. É uma forma de proteção utilizada pelas instituições. A taxa média de juros para empréstimos parcelados em 12x é de aproximadamente 6% ao mês. O valor varia conforme o período, podendo chegar a 48 meses. É preciso conscientizar os consumidores.
Mesmo assim, essas taxas de juros ainda são inferiores às taxas de cheque especial (cerca de 13,5% ao mês) ou cartão de crédito (300% ao ano).
Porém existem empresas que as taxas na contratação de crédito pessoal podem chegar a 23% ao mês, que é um abuso.
Outras empresas, obrigam seus clientes passarem o recebimento de seu benefício para aquele banco específico para liberem o crédito.
Quando o cliente não possui conta em algum banco, neste caso, a aprovação do crédito é mais difícil.
As instituições financeiras provavelmente precisarão fornecer fiadores para o negócio e aplicar taxas de juros mais altas.
O pagamento será feito via boleto bancário (caso a instituição trabalhe com crédito via boleto).
Empréstimo consignado

O crédito consignado é uma modalidade especial de crédito para aposentados, pensionistas do INSS, empregados de empresas conveniadas e instituições públicas conveniadas.
É uma modalidade de crédito que não exige fiador, tem melhores condições, por exemplo, em comparação com o empréstimo pessoal, a taxa de juros é bem menor e o parcelamento além de flexível com prazos maiores para pagamento, as parcelas são descontadas diretamente do seu salário ou do benefício do INSS.
Saiba mais detalhes de como funciona e todas as vantagens do empréstimo consignado, leia a matéria completa: O que é Crédito Consignado?

Cuidados ao solicitar um crédito:

Ao solicitar um empréstimo, seja um empréstimo pessoal ou um empréstimo consignado, os clientes devem prestar atenção a duas questões básicas:
O primeiro é garantir que seja com um correspondente autorizado de confiança.
A segunda é avaliar os termos do contrato em detalhes e esclarecer todos os dados da contratação.
Precisa de um empréstimo e tem alguma dúvida?
Comentarios